terça-feira, 10 de agosto de 2010

Falta de percepção de valores


*Prezados Amigos*
Outro dia, entrei num supermercado para comprar orégano e adquiri uma
embalagem (saquinho) do produto, contendo 3 g , ao preço de R$ 1,99.

Normalmente esse tipo de produto é vendido nos supermercados em embalagens
que variam

de 3 g a 10 g .

Cheguei em casa e resolvi fazer os cálculos e constatei que estava pagando
R$ 663,33 pelo kg do produto. Será que uma especiaria vale tudo isso ?




Agora, com mais este exemplo abaixo de produtos vendidos em pequenas
porções, fico com a sensação que as indústrias se utilizam "espertamente"
desse procedimento para desorientar o consumidor, que perde totalmente a
percepção real do valor que está pagando pelos produtos.

Acho que todos os fabricantes e comerciantes, deveriam ser obrigados por
lei (mais uma?) a estamparem em locais visíveis, os valores em kg, em
metro, em litro e etc. de todas e quaisquer mercadorias com embalagens
inferiores aos seus padrões de referências.




Entendo que todo consumidor tem o sagrado direito de ter a percepção
correta e transparente do valor cobrado pelos fabricantes e comerciantes
em seus produtos.




VEJAM O ABSURDO: Você sabe o que custa quase R$ 13.575,00 o litro ?

Resposta: TINTA DE IMPRESSORA!




VOCÊ JÁ TINHA FEITO O CÁLCULO?


Veja o que estão fazendo conosco. Já nos acostumamos aos roubos e furtos,
e ninguém reclama mais.

Há não muito tempo atrás, as impressoras eram caras e barulhentas.




Com as impressoras a jatos de tinta, as impressoras matriciais domésticas
foram descartadas, pois todos foram seduzidos pela qualidade, velocidade e
facilidade das novas impressoras.

Aí, veio a "Grande Sacada" dos fabricantes: oferecer impressoras cada vez
mais e mais baratas, e cartuchos cada vez mais e mais caros. Nos casos dos
modelos mais baratos, o conjunto de cartuchos pode custar mais do que a
própria impressora.



Olhe só o cúmulo: pode acontecer de compensar mais trocar a impressora do
que fazer a reposição de cartuchos.




VEJA ESTE EXEMPLO:
Uma HP DJ3845 é vendida, nas principais lojas, por aproximadamente R$170,00..

A reposição dos dois cartuchos (10 ml o preto e 8 ml o colorido), fica em
torno de R$ 130,00.




Daí, você vende a sua impressora semi-nova, sem os cartuchos, por uns R$
90,00 (para vender rápido).

Junta mais R$ 80,00, e compra uma nova impressora e com cartuchos
originais de fábrica.




Os fabricantes fingem que nem é com eles; dizem que é caro por ser
"tecnologia de ponta".

Para piorar, de uns tempos para cá passaram a DIMINUIR a quantidade de
tinta (mantendo o preço).

Um cartucho HP, com míseros 10 ml de tinta, custa R$ 55,99. Isso dá R$
5,59 por mililitro.

Só para comparação, a Espumante Veuve Clicquot City Travelle custa, por
mililitro, R$ 1,29.




Só acrescentando: as impressoras HP 1410, HP J3680 e HP3920, que usam os
cartuchos HP 21 e 22, estão vindo somente com 5 ml de tinta!


A Lexmark vende um cartucho para a linha de impressoras X, o cartucho 26,
com 5,5 ml de tinta colorida, por R$75,00.Fazendo as contas: R$ 75,00 /
5.5ml = R$ 13,63 o ml. > R$ 13,63 x 1000ml = R$ 13.636,00
Veja só: R$ 13.636,00 , por um litro de tinta colorida.

Com este valor, podemos comprar, aproximadamente:

- 300 gr de OURO;
- 3 TVs de Plasma de 42';
- 1 UNO Mille 2003;
- 45 impressoras que utilizam este cartucho;
- 4 notebooks;
- 8 Micros Intel com 256 MB.

Ou seja, um assalto !

Está indignado?

Então, repasse este e-mail adiante, pois os fabricantes alegam que o povo
não reclama de nada.
 

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