segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O varejo, os consumidores e os produtos sustentáveis, artigo de Newton Figueiredo


Artigo Publicado em dezembro 6, 2010 [EcoDebate] 

Os consumidores brasileiros estão ávidos por comprar produtos que não façam mal à sua saúde nem ao meio ambiente e que tenham qualidade assegurada. Você conhece alguma loja de varejo que esteja oferecendo isso a seus clientes de forma ética e genuína? Conhece algum varejista que esteja ajudando, de forma verdadeira, seus clientes a escolherem melhor o que levam para casa?Pesquisa recente de setembro 2010 da Kantar WorldPanel indicou que 73% dos consumidores de São Paulo e do Rio de Janeiro responderam “sim” quando perguntados se aceitariam pagar mais por produtos que cuidam do ambiente. Outra pesquisa da GS&MD de agosto desse ano indicou que os consumidores brasileiros estariam dispostos a pagar, em média, 8% a mais por produtos sustentáveis.O que temos visto são destaques nas prateleiras para produtos que estão na mídia sendo contestados pelo CONAR por suas propagandas nada cientificamente comprovada de seus impactos sobre o meio ambiente. São promoções de produtos altamente agressivos à saúde das famílias, mas que são promovidos por determinadas redes de varejo, como sustentáveis, só porque têm a embalagem reciclada. São ofertas de produtos de artesanato, o mais elementar que se possa fazer, sendo importados de países onde não se respeitam os direitos humanos e do trabalho, e oferecidos em detrimento do combate à miséria e a fome das nossas populações carentes.O consumidor, cada vez mais consciente e informado, vai repudiar atitudes desse tipo e irá discriminar os varejistas que não demonstrarem que antes de colocar na prateleira tiveram a responsabilidade de selecionar produtos não contribuem para piorar nossa sociedade e nosso meio ambiente. Só colocar na prateleira produtos socioambientalmente responsáveis é uma responsabilidade do varejo! Importar trabalho escravo, não cumprimento aos direitos humanos, miséria e exportar divisas para compra de produtos produzidos sabe-se lá como tem virado moda e será um tiro no pé desses distribuidores. É preciso dar um basta a essas importações que prejudicam o verdadeiro desenvolvimento sustentável de nosso país.Sustentabilidade empresarial significa garantir rentabilidade e perenidade no curto, médio e longo prazos. Só que isso tem que ser feito com ética e responsabilidade socioambiental. Essa é a nova forma de se fazer negócios: com retornos compartilhados entre a empresa e a sociedade. Há uma enorme revolução a ser feita nas cadeias de varejo e as que conseguirem atender ao que os consumidores brasileiros estão sinalizando há bastante tempo serão as novas líderes. Uns continuarão a ter miopia e só conseguirão enxergar a geração de lucro no curto prazo, não contribuindo para a melhoria da sociedade e do meio ambiente; outros muitos procurarão por meio de muita maquiagem verde tentar enganar a si próprios e aos seus clientes e, sem consistência de propósitos perderão participação de mercado. Assumirão a liderança os que forem éticos, transparentes na ação de entregar valor para seus acionistas, seus clientes e para a sociedade.Newton Figueiredo é fundador e presidente do Grupo SustentaX, que desenvolve, de forma integrada, o conceito de sustentabilidade ajudando as corporações a terem seus negócios mais competitivos e sustentáveis, identificando para os consumidores produtos e serviços sustentáveis e desenvolvendo projetos de sustentabilidade para empreendimentos imobiliários.* Colaboração de Janaína S. e Silva para o EcoDebate, 06/12/2010

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