quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Algodão l00% ecológico e solidário



Justa_trama
Cooperativa Justa Trama, que reúne associados dos quatro cantos do Brasil,
 fala na 9ª Expo Brasil sobre comércio solidário e sustentável
Se você está vestido com uma camiseta básica, pode ser que estampado em seu peito esteja um belo exemplo de sustentabilidade ambiental, comércio justo e cooperação. Os três princípios são a base da Cooperativa Central Justa Trama, formada por cerca de 700 pessoas, distribuídas pelos quatro cantos do Brasil. Em associação, elas atuam em todas as etapas da indústria têxtil, substituindo mecanização e agrotóxicos por colheita manual e controle natural das pragas.
O trabalho da cadeia ecológica do algodão da Justa Trama começa no interior do Ceará, onde agricultores familiares se encarregam da fase de plantio e colheita. Depois, o fio e o tecido são produzidos em Minas Gerais e, em seguida, vão para São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que criam e desenvolvem as roupas. Sementes coletadas na Amazônia e beneficiadas em Rondônia são utilizadas na confecção de botões e acessórios, fechando o ciclo de um grupo que tem capacidade para produzir até 40 mil peças por ano.
O algodão cultivado pelos cerca de 300 agricultores familiares que integram a Associação de Desenvolvimento Educacional e Cultural de Tauá, (ADEC), no Ceará, é totalmente livre de agrotóxicos. Lá, ao contrário do que ocorre na maioria das plantações - já que a cultura do algodão é considerada a mais contaminada do mundo, por conta do uso pesado de herbicidas e pesticidas - as pragas são combatidas de forma ecológica, por meio, por exemplo, da catação dos botões infectados e da pulverização de inseticida natural, feito com extrato de folhas de nim.
“A preservação do meio ambiente é um dos princípios fundamentais da Justa Trama”, enfatiza a diretora da Cooperativa, Nelsa Nespolo, acrescentando que outra diretriz é a distribuição justa de renda para cada um dos elos da cadeia produtiva. A atenção dada à chamada economia solidária e ao meio ambiente rendeu frutos até no exterior, pois a Justa Trama firmou uma parceria com a Itália, para onde envia, anualmente, uma tonelada de fios de algodão orgânico. “É uma forma de desenvolvimento que torna o Brasil melhor”, destaca.
A história da Justa Trama faz parte da 9ª Expo Brasil Desenvolvimento Local, que vai reunir, de 1 a 3 de dezembro, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio, os interessados em conhecer e trocar experiências sobre novas alternativas de crescimento e aprendizagem, tendo como foco os territórios em rede, em suas diferentes escalas - comunidades, bairros, municípios e microrregiões. Inclusão produtiva, inovação e compromisso ambiental devem nortear as apresentações, painéis temáticos e a feira de projetos do evento, que terá ainda oficinas e minicursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário