quinta-feira, 22 de julho de 2010

Artemetodologia das auscultas



Segundo a definição do dicionário, auscultar quer dizer ouvir, identificar, diagnosticar os ruídos, procurar saber, investigar. A Ausculta Sociocultural será a principal artemetodologia usada nas rodas de conversa. Neste sentido, uma Ausculta Sociocultural propõe métodos para conhecer as relações subjetivas de um grupo, suas vivências, visões e desafios com o objetivo de fortalecer suas ações e intervenções. É portanto o espaço para a escuta qualificada e ampliada, no que diz respeito à dinâmica grupal, como processo para revelar espaços de convivência e atitudes de paz.
A artemetodologia das Auscultas propõe uma experiência participativa, que busca identificar os principais desafios de grupos jovens dos Pontos de Cultura, mapeando os conflitos existentes bem como formas e espaços de resolução. Essa visão global é fundamental para promover uma ambientação que protagonizada pela cultura, traduz a pluralidade juvenil ao mesmo tempo que a faz singular. Nossa proposta é humanizar as relações e aproximar pessoas no encontro de forma que sintam-se livres para conversar sobre qualquer assunto, sem medos ou restrições, facilitando o diálogo e a escuta para acolher com arte, em uma construção permanente cuja característica principal é a Cultura de Paz.
A Artemetologia se estrutura como um método socioafetivo que contempla a ambientação poética, acolhe através da arte, promove um círculo da confiança, constrói o objeto símbolo grupal, desenvolve mapas de convivência. Tudo isso para estimular a linguagem do coração, a vida como obra de arte, expressão e apreciação, e lugar do conflito com respeito e aprendizagem.
Nos grupos onde já foram realizadas as Rodas de Convivência é possível observar o fluir e o expandir da arte local, na perspectiva do que consideramos a Pedagogia da Circularidade. A roda é um espaço de favorecimento para identificação dos jovens em sua atuação cidadã, cultura local, cuidado da cidade, responsabilidade ética-comunitária, nas relações mais saudáveis, nas ações e expressões nos campos do conhecimento que facilitam a vida e legitimam o saber coletivo para construir a Cultura de Convivência e Paz.
As Auscultas Socioculturais trabalham as questões mais emergentes da população jovem dos pontos de cultura. Elas permitem um novo olhar sobre a realidade da juventude. Os principais objetivos são:
  • Qualificar a ação e os desafios de ser jovem;
  • A ação político-cultural do território;
  • Descobrir saberes e expressões criativas, ações multiplicadoras e exemplares;
  • Identificar espaços a serem fortalecidos;
  • Relações com o poder local e com o Programa Cultura Viva;
  • Formas de potencializar os pontos de cultura nas localidades;
  • Sonhos que devem ser concretizados;
  • A visão que têm uns dos outros, conflitos étnicos, de gênero, formas de convivência e formas de resolução;
  • Compreender a nossa visão de Cultura de Paz e o que entendem por Convivência e Cultura de Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário